Babu Santana estreia hoje (28) ‘Sarau do Paizão’

Back

Babu Santana estreia hoje (28) ‘Sarau do Paizão’

O artista que está em constante reinvenção lança novo projeto audiovisual que visa homenagear a história da poesia preta brasileira

Depois de ganhar ainda mais notoriedade com o Big Brother Brasil 20, Babu Santana irá lançar o “Sarau do Paizão, nesta quinta-feira (28), às 20h em seu canal no YouTube.

O novo projeto audiovisual de Babu enaltece a história da poesia preta brasileira. Serão cinco episódios lançados semanalmente no YouTube, com interpretações inéditas de obras de Maria Firmina dos ReisElisa LucindaAbdias do Nascimento Cruz e Sousa.

Essa temporada conta com grandes nomes e intérpretes como Elisa LucindaFlavio BauraquiShirley CruzRodrigo FrançaDanrleyMarcelo MelloNina BarrosTatiane MelloDiogo RosaJoão AndréUndré TPaloma Dalla VecchiaHugo GrativolSaluhEdinhoPoetas dos Vagões, além do próprio Babu Santana.

“Meu propósito é homenagear os grandes nomes da literatura preta brasileira. Nossa ancestralidade resiste e é arte que ferve no sangue. Todos os convidados fazem parte da minha história artística. É um momento único”, explicou Santana ao Estadão.

As apresentações vão acontecer na Ilha da Gigoia, no Rio de Janeiro. A música desta temporada do “Sarau do Paizão” vem de Saluh e banda. Além disso, o espectador poderá conferir Flávio Bauraqui cantando sua música autoral “Mentiras Digitais”.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Babu Santana (@babusantana)

Nas telas

E em meio a esses projetos, Babu fez uma participação na novela “Salve-se Quem Puder”  da Rede Globo que está toda gravada, mas ainda não tem data para voltar a ser exibida. A trama de Daniel Ortiz foi um dos folhetins que teve as gravações suspensas por causa da pandemia do coronavírus.

Na novela, Santana é um agente da polícia federal que vai ajudar as fugitivas Alexia (Deborah Secco), Luna (Juliana Paiva) e Kyra (Vitória Strada). “É um personagem muito divertido, mas eu fico com medo de falar porque já está tudo gravado. Nunca passara por essa experiência, de saber o final da história.”

Ativismo no YouTube

Militante e ativista dos movimentos negros e pautas como masculinidade, Babu se consolida cada vez mais como porta-voz de diversas causas. Unido de seus amigos e da equipe da Bubu Filmes, fundada após sua participação no BBB, ele estudou os procedimentos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e criou seus primeiros projetos.

“Uma equipe passou a morar na minha casa, que foi transformada em estúdio”, diz. Projetos publicitários são feitos junto a vídeos para o seu canal oficial no YouTube, com mais de 100.000 seguidores.

Neste mês de janeiro, o ator fez as últimas apresentações da banda “Babu Santana e os Cabeças de Água-Viva”. o projeto teve música ao vivo com entrevistas que exaltavam a cultura negra e as mulheres, principalmente. A última sessão musical foi com as artistas Bia Ferreira e Doralice, que ocorreu agora em janeiro: “Fazer o número musical deu muito trabalho, com equipe reduzida, uma câmera só. Foi árduo, mas foi prazeroso”, afirma.

Ele ainda explica que “é importante que todas as opiniões sejam ouvidas, porque os pretos, principalmente as mulheres são muito carentes de espaço. Como eu consegui abrir um canal, sabia que ele teria de ser destinado a essa temática”.