Babu Santana relembra sua experiência na escola como um menino negro

Back

Babu Santana relembra sua experiência na escola como um menino negro

O artista fala de sua trajetória escolar na periferia do Rio de Janeiro

O ator e cantor Babu Santana concedeu entrevista para o podcast do jornal Folha de São Paulo, na última terça-feira (16). Na oportunidade o também ex-BBB falou sobre sua época de escola, racismo estrutural e institucional, bem como a sociedade brasileira pode ter uma educação mais igualitária. O episódio em que Babu foi convidado faz parte da série especial da Folha sobre desigualdade educacional.

O episódio também discute estudos que apontam que os meninos negros têm menos oportunidade de aprender e ter sucesso na trajetória escolar e de que maneira o racismo estrutural está presente nas salas de aula. Além disso, os participantes falaram sobre as expectativas de professores sobre os alunos, a falta de formação adequada para o corpo docente e também defasagens no currículo escolar como causas do problema.

Uma das entrevistadas é a professora Marília Pinto de Carvalho, da Faculdade de Educação da USP. Em suas pesquisas, a professora afirma que o desempenho escolar é um fator relevante na classificação racial dos alunos pelos professores, o que faz com que alunos com melhor desempenho sejam percebidos como mais brancos.

O bate-papo está disponível no Spotify, confira: