Dra. Cristiane Coelho, dá dicas de alimentação durante o inverno

Back

Dra. Cristiane Coelho, dá dicas de alimentação durante o inverno

Médica de personalidades como Renata Kuerten e Isabela Fiorentino, comenta sobre o excesso de fome durante a época

A chegada do inverno é acompanhada pelo aumento do apetite, não é mesmo? É comum as pessoas sentirem mais fome nessa época do ano. Essa sensação pode ser explicada pela ciência e contornada com a ajuda de uma análise nutrológica e nutricional. Nos dias frios o corpo gasta mais energia para manter sua temperatura estável e, para compensar essa perda energética, é preciso consumir mais calorias.

E nesse período é comum as pessoas descuidarem da alimentação e dos exercícios físicos. Com o metabolismo mais acelerado por conta do objetivo de manter a temperatura corporal, tendemos a sentir mais fome. E o que acaba muitas vezes ocorrendo, são as escolhas alimentares inadequadas, optando-se, por exemplo, pelo chocolate quente e outras delícias. Com isso, a alimentação tende a ser mais calórica e apesar de saborosa, contribui para o aumento de peso e desequilíbrios físicos e nutricionais.

De acordo com a nutróloga Dra. Cristiane Coelho, além de saber distribuir adequadamente as refeições ao longo do dia, o importante no inverno é manter-se saciado. “Quando estamos satisfeitos não exageramos, o que não significa que é preciso comer demais. Basta escolher os alimentos mais adequados que auxiliarão nesse sentido e que também irão ajudar muito no processo de emagrecimento”, ressalta.

Os alimentos que mais promovem a saciedade, são aqueles que contém fibras e gorduras de “boa qualidade”, como a do abacate. Segundo a Dra. Cristiane, as melhores opções estão entre os carboidratos integrais (pães, massas, arroz, quinoa), as oleaginosas (amêndoas, nozes, castanhas), as sementes como chia e linhaça (principalmente quando hidratadas) e as proteínas em geral.

Para tornar a refeição ainda mais atrativa, a especialista sugere combinar esses alimentos a uma receita, preparando, por exemplo, um Shake proteico de banana com morangos: Proteína vegetal + Leite de castanhas + morangos congelados + banana + 1 colher (sopa) de sementes de chia hidratada. “Mas, vale lembrar que a consulta com um profissional especializado é essencial para uma dieta adequada ao perfil de cada um”, frisa a doutora, que está há mais de 20 anos à frente de sua clínica homônima.

Siga a nutróloga nas redes sociais e confira mais dicas:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Médica Nutróloga (@dracriscoelho)