Ringue lírico: Rashid comanda uma das principais batalhas de rima ao vivo no Auditório Ibirapuera

Back

Ringue lírico: Rashid comanda uma das principais batalhas de rima ao vivo no Auditório Ibirapuera

Com curadoria de Kamau e presença de PK Freestyle, Clara Lima e Bob 13, a decisão do Red Bull FrancaMente acontece neste sábado (30)

Rimando até a final! Com os 16 finalistas já selecionados e a postos para duelos cheios de criatividade e improviso, chegou a hora da grande Final Nacional do Red Bull FrancaMente, um dos principais campeonatos de rima do país. Em sua terceira edição, o torneio tem como palco um local icônico da capital paulista: o Auditório Ibirapuera, projetado por Oscar Niemeyer. Em um clima que mistura muita cultura de rua, música e arte, grandes talentos nacionais do rap se reunirão neste sábado (30), às 19h, em uma espécie de “ringue lírico” em busca do título nacional.

Aberto ao público e com entrada gratuita, o evento será comandado por Rashid, um dos mais importantes nomes do rap no Brasil que, de modo especial, retorna ao local que foi o seu berço na cultura hip-hop, porém, dessa vez, como apresentador.

“Vejo essa experiência como continuidade, uma forma de fortalecer ainda mais o elo entre minha geração de MC’s de batalha e a geração de agora – que é incrível. Simbolicamente, é como ver um ciclo se completando, já que um dia eu fui um desses talentos ali esperando minha vez de rimar”, relembra Rashid que, atualmente, conta com mais de 1 milhão de ouvintes mensais nas plataformas de áudio e acaba de lançar o single “Pílula Vermelha, Pílula Azul”, que inicia uma nova fase na carreira dele. “Quando a gente olha em volta e percebe a quantidade de artistas que foram revelados nas batalhas, fica fácil entender o tamanho da importância disso. Quanto mais estrutura nossos talentos tiverem, mais longe eles e elas chegarão”, finaliza.

Com curadoria de Kamau, o torneio ainda conta com um júri de peso e grandes referências da cena avaliarão os competidores: Bob13, Clara Lima, Slim Rimografia, Léo Cezário e Jupitter Paz. O cantor PK Freestyle comandará a apresentação do chaveamento, e a dupla Carol Anchieta e Mamuti ficará à frente da transmissão ao vivo do evento para o público que não puder comparecer presencialmente, por meio do  Youtube.com/RedBullFrancaMente, e também no Tik Tok @redbullbr.

Reunindo talentos de norte a sul do Brasil, o evento, que conta com patrocínio do Spotify, passou por cidades como Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Fortaleza (CE) e São Paulo (SP), polos que foram sede das seletivas regionais da competição, de onde saíram 10 finalistas, que se juntarão aos wildcards – convites especiais que selecionam alguns nomes com base em desempenho e forte participação na cena – na grande Final.

O Red Bull FrancaMente é a versão em língua portuguesa do Red Bull Batalla, uma das maiores competições de rap do mundo, que acontece em países de língua hispânica há mais de 15 anos e chega a receber mais de 17 mil inscritos por ano.

Conheça os finalistas!

Seletiva São Paulo:

Tubarão

Teaga

Seletiva Salvador:

Gorete

MCGomes

Seletiva Belo Horizonte:

Neo

Martzinn

Seletiva Porto Alegre:

Nicolas Walter

MC Cruel

Seletiva Fortaleza:

Tonhão

Mandacaru

Wild Cards:

Bl4ck

MC Yoga

Fampa

WinniT

Jump

Magrão

SERVIÇO

Red Bull FrancaMente

Data: 30 de abril de 2022

Horário: Abertura às 17h/ Início do show às 19h

Local: Auditório Ibirapuera –  Av. Pedro Álvares Cabral, 0 – Ibirapuera, São Paulo – SP, 04094-050

Ingresso: Gratuito

De onde nasceu o Red Bull FrancaMente:

O Red Bull Batalla é um dos maiores eventos de rap do mundo e acontece em países de língua hispânica. Ao longo de suas 15 edições, criou uma engajada comunidade ao redor do planeta e revelou nomes como Aczino, mexicano tetracampeão nacional do evento e o único a vencer uma final nacional fora de seu país, e Rapder, que também tornou-se referência no México. O evento ainda inspirou batalhas adaptadas ao idioma local em outros países, como Japão, França, Rússia e Brasil – que estende o Red Bull FrancaMente à Portugal, onde os lusitanos se reunirão, no mesmo formato, para disputar no segundo semestre do ano.

Sobre o Spotify:

O Spotify transformou o mundo da música para sempre quando foi lançado em 2008. Nossa missão é liberar o potencial da criatividade humana, dando a um milhão de artistas a oportunidade de viver sua arte e a bilhões de fãs a oportunidade de se divertir e se inspirar nesses artistas. Descubra, gerencie e compartilhe mais de 82 milhões de músicas, incluindo mais de 3,6 milhões de títulos de podcast, de maneira gratuita, ou inscreva-se no Spotify Premium para acessar recursos exclusivos da música, incluindo modo offline, qualidade de som melhorada, Spotify Connect e músicas sem anúncios. Hoje, somos o maior serviço global de assinatura de streaming de áudio com uma comunidade de mais de 406 milhões de usuários ativos, incluindo mais de 180 milhões de assinantes do Spotify Premium, em 184 mercados.