Universitários se tornam campeões brasileiros de torneio Mundial de Aviãozinho de Papel

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Universitários se tornam campeões brasileiros de torneio Mundial de Aviãozinho de Papel

Decisão do Red Bull Paper Wings foi realizada  no icônico Museu do Amanhã (RJ). 

Com presença de público, o Rio de Janeiro foi palco da decisão brasileira do Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel. Oito ‘pilotos’ mostraram todas as suas habilidades em busca do lugar mais alto do pódio, e dois paranaenses carimbaram o passaporte rumo à etapa internacional, na Áustria.

Com check-in feito, turbinas acionadas e embarque autorizado, o Brasil definiu, nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro, os dois ‘pilotos’ que decolam para a decisão internacional do Campeonato Mundial de Aviãozinho de Papel. Inspirados pelas curvas do Museu do Amanhã (RJ), os paranaenses Isaac Queiroz e Pedro Cruz Capriotti mostraram as suas habilidades com dobraduras e criatividade para vencerem nas categorias ‘Maior Distância’ e ‘Maior Tempo de Voo’, respectivamente, faturarem o título brasileiro e ainda carimbarem o passaporte rumo à Áustria, em maio, para a etapa global diante de 61 países.

Pedro Cruz Capriotti, vencedor de ‘Maior Tempo de Voo’, na final nacional do Red Bull Paper Wings. (Crédito: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool)

Após 20 qualificatórias de norte a sul do País e mais de 2.500 inscritos, Richard Amorim (PE), Isaac Queiroz (PR), Erlon Cardoso (PE) e Lucas Barbieri (RJ) encararam a disputa na categoria ‘Maior Distância’, enquanto José Silva (GO), Nayder Teixeira (MG), Matheus Amarante (PR) e Pedro Cruz (PR) se enfrentaram no ‘Maior Tempo de Voo’, presencialmente, no Rio de Janeiro. Melhor para Isaac, com 40,3m, e Pedro, com 7,61s, que superaram seus adversários e ficaram com o lugar mais alto do pódio nesta sexta edição do evento.

O vencedor de “Maior Distância”, Isaac Queiroz, 19 anos, conta que desde o começo levou a competição na esportividade. “Não levei tanto na competição, no ‘preciso ganhar’. Eu curti cada etapa desde o começo, desde Londrina até aqui no Rio de Janeiro. Fiz muitos amigos bons, conheci essa cidade incrível de linda. E agora vou representar o Brasil com seriedade, concentrado, mas com a mesma esportividade, relaxado, para mostrar que o Brasil é alegre e tranquilo”, conta o estudante de nutrição de Londrina.

Já Pedro Capriotti, que conquistou o primeiro lugar em “Maior Tempo de Voo”, afirma ter conseguido fazer um avião muito legal para levar o título. “O melhor formato não teve. Decidi fazer o meu. Tentei fazer vários diferentes, mas usei o mesmo que classifiquei. Treinei bastante lançamento e deu certo! O mais difícil foi controlar o nervosismo”, afirma o curitibano de 19 anos, estudante de engenharia elétrica, que agora fará as malas para disputar o mundial.

 

Crédito das fotos: Marcelo Maragni/Red Bull Content Pool

A dupla se prepara visando à decisão mundial, nos dias 13 e 14 de maio, no famoso Hangar-7, em Salzburg (AUT). Os dois vencedores ainda se unem ao participante que faturar a categoria ‘Acrobacia’, cuja disputa é 100% online, para representarem o Brasil na final internacional. O resultado será divulgado até o final de abril. Confira, abaixo, os resultados finais da decisão brasileira do Red Bull Paper Wings.

Maior Distância:

(1) Isaac Queiroz (PR) – Nutrição, na UniFil – 40.30m

(2) Erlon Cardoso (PE) – Administração, na Universidade Federal de Pernambuco – 39.30m

(3) Richard Amorim (PE) – Educação Física, na Universidade Federal de Pernambuco – 35.10m

(4) Lucas Barbieri (RJ) – Direito, no Centro Universitário Anhanguera – 17.50m

Maior Tempo de Voo:

(1) Pedro Cruz (PR) – Engenharia Elétrica, na Universidade Federal do Paraná – 7.61s

(2) Matheus Amarante (PR) – Administração, na Universidade Positivo – 4.52s

(3) Nayder Teixeira (MG) – Engenharia de Controle e Automação, na Universidade Federal de Ouro Preto – 2.52s

(4) José Silva (GO) – Engenharia de Produção, na Universidade Federal de Goiás – 2.11s

Conheça as categorias

Aviõezinhos com área maior e asas mais largas ou os mais compactos e finos. Cada modalidade do Red Bull Paper Wings requer atributos específicos com dobraduras visando ao ajuste ideal da aerodinâmica da aeronave movida à criatividade e energia individual. Em 2022, serão três categorias especiais:

Maior distância: O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel percorrer o maior trajeto, ou seja, a maior distância entre a decolagem e o ponto de chegada.

Maior tempo de voo: O vencedor desta categoria é o participante cujo avião de papel permanecer por mais tempo no ar.

Acrobacia: O participante grava um vídeo mostrando suas habilidades lançando um avião de papel com muita criatividade e originalidade, posta em seu perfil aberto ao público no TikTok, marca @redbull e adiciona as #Brasil e #redbullpaperwings. Os vídeos serão submetidos a um painel de jurados brasileiros, que vão considerar engajamento, performance do voo e criatividade para definir quem ficará com o título.

Sobre o Red Bull Paper Wings

Em sua sexta edição, o Campeonato Mundial de Aviões de Papel conta com a presença de mais de 60 países e 405 qualificatórias pelo mundo. No Brasil, as seletivas da competição passaram por Ribeirão Preto (SP), Sorocaba (SP), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Londrina (PR), Manaus (AM), Maringá (PR), Ouro Preto (MG), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Salvador (BA). Vale lembrar que o Brasil já foi duas vezes campeão mundial: em 2006, com Diniz Nunes, e em 2009, Leonardo Ang, ambos no ‘Maior Tempo de Voo’.

O público brasileiro pode acompanhar todos os resultados e a disputa no País e no mundo por meio do site https://paperwings.redbull.com/br-pt/ .

Sobre o Museu do Amanhã:

Exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada, o Museu conta com o Banco Santander como patrocinador máster, a Shell Brasil, ArcelorMittal e Grupo CCR como mantenedores e uma ampla rede de patrocinadores que inclui Engie, Americanas, IBM e B3. Tendo a Globo como parceiro estratégico e Copatrocínio da Light e Raia Drogasil. Conta ainda com apoio de EY, Sodexo, EMS, Rede D’Or São Luiz, White Martins, Bloomberg, Colgate, Chevrolet, TechnipFMC, Universidade Veiga de Almeida, Granado e BMC Hyundai. Além da Accenture e o British Council apoiando em projetos especiais, contamos com os parceiros de mídia Artplan, SulAmérica Paradiso e Rádio Mix. O Museu foi originalmente concebido pela Fundação Roberto Marinho.