Dia do cantor: nesta data, aproveitamos para exaltar os brilhantes artistas que temos em nosso time

Back

Dia do cantor: nesta data, aproveitamos para exaltar os brilhantes artistas que temos em nosso time

No dia 13 de julho comemoramos o dia do cantor, uma profissão tão importante para o nosso dia a dia, afinal, são eles que executam e dão vida para as letras de música. Ou seja, esses profissionais emprestam a voz, o corpo e a alma para interpretar trechos e versos musicais, marcando momentos, gerações e corações. Em outras palavras, o cantor é quem coloca na música a sua própria emoção.

A profissão de cantor foi regularizada no nosso país com a criação da Ordem dos Músicos no Brasil, com a Lei nº 3.857, de 22 de dezembro de 1960.

Atualmente, no Brasil, por não ter um projeto de lei que oficialize a data, o dia do cantor geralmente é comemorado em dois dias do ano: 13 de julho e 27 de setembro. Conclusão, é mais do que merecido celebrar essa profissão duas vezes. 

A música está presente em diversos momentos no nosso dia a dia, tendo reflexo até mesmo na saúde. De acordo com alguns pesquisadores e profissionais da saúde, a música é reconhecida como uma modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento. 

E claro, como diria um antigo ditado popular: quem canta seus males espanta. E é verdade, de maneira resumida, cantar é o ato de produzir sons com a voz, essa atividade diminui o stress, melhora a capacidade pulmonar e ativa o sistema cardiovascular. Quando cantamos, trabalhamos os músculos abdominais e faciais.

Apesar de exercerem um papel importante e bonito no nosso dia a dia, vale lembrar que essa não é uma profissão fácil, para ser um bom cantor é necessário muita disciplina, foco, ensaio, estudo e preparação vocal. Por isso, celebramos a existência dos artistas que trabalham conosco e acreditam no potencial da música para transformar vidas. 

E você, qual o cantor que mais marcou sua vida ou algum momento de alegria?