Free Free comemora seu quarto ano com semana de ações e debates sobre violência contra a mulher

Back

Free Free comemora seu quarto ano com semana de ações e debates sobre violência contra a mulher

Plataforma e Instituto reunirão especialistas para discutir e pensar em soluções para a violência sexual, emocional e patrimonial sofridas por mulheres

O Free Free, organização descentralizada que trabalha pela liberdade física, emocional e financeira de mulheres através de iniciativas que aceleram a equidade de gênero, a inclusão e a transformação social, fará uma semana especial de palestras, debates e workshops em São Paulo em comemoração ao seu aniversário de quatro anos. Entre os dias 22 e 25 de agosto, o ecossistema de impacto, fundado e comandado por Yasmine McDougall Sterea, abordará temas como violência sexual, emocional e patrimonial.

O primeiro evento será um workshop, realizado na segunda-feira, dia 22, na Casa da Mulher Brasileira, que acolhe mulheres em situação de vulnerabilidade ou que foram vítimas de violência doméstica. Ele será conduzido por Yasmine, com o intuito de auxiliar na melhora da autoestima dessas mulheres, que depois terão acesso aos ciclos educacionais do Free Free. No mesmo dia, a fundadora do Instituto e plataforma também se encontrará com as alunas do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo para dar uma palestra com o objetivo de prevenir o abuso e incentivar a união das mulheres. A iniciativa faz parte de um programa educacional para universidades que o Free Free está preparando e lançará em breve.

No dia 24, em parceria com o Ministério Público, acontecerá o Free Free Summit 2022 no JK Iguatemi para debater soluções de combate à violência, com lideranças femininas de diferentes áreas. Mediado por Yasmine e pela Promotora de Justiça Dra. Valéria Scarance, a ideia do evento é traçar estratégias para esse novo momento de retomada após a pandemia. Serão três painéis que abordarão: a violência sexual e a objetificação do corpo da mulher, com Joice Berth e Karla Felmanas; a saúde emocional, com Jacque Conrad e Renata Gomide; e a violência patrimonial, com Carolina Andraus e Marina Kaufman.

Para finalizar a semana, no dia 25, acontecerá um encontro da Yasmine com a Dra. Gabriela Mansur, Presidente do Instituto Justiça de Saia, para discutir ações que contribuam para a liberdade da mulher. “Criei a Free Free em homenagem à minha mãe, que  tirou a própria vida, e à minha filha. Criei a Free Free para ser o suporte, a inspiração e a solução que a minha mãe não teve. Fico emocionada de hoje estarmos onde estamos. Muito mais do que uma plataforma e um Instituto, nos tornamos um movimento que atravessa fronteiras através de um ecossistema que, cada dia mais, liberta meninas e mulheres do mito da mulher perfeita, do abuso e daquilo que as prende na gaiola de ouro. Estarmos aqui, hoje, só me traz mais coragem para seguir em frente, buscando cada vez mais novas soluções para libertar todas nós. Tem muita coisa boa ainda por vir neste ano”, conta Yasmine.