Especialista alerta para excessos de procedimentos estéticos

Back

Especialista alerta para excessos de procedimentos estéticos

Dr. Daniel Machado, especialista em Harmonização Facial, aponta cuidados e possíveis complicações de procedimentos

O Brasil é o país com maior número de realização de cirurgias plásticas do mundo, de acordo com os dados mais recentes da pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS em inglês). Por ano, o número chega a aproximadamente 1.5 milhão, marca que deixa para trás os Estados Unidos e o México, que ocupam a segunda e terceira posição, respectivamente.

Entre as técnicas e cirurgias em alta, a harmonização facial tornou-se um dos procedimentos estéticos queridinhos dos famosos. Nos últimos anos, o interesse por esse assunto cresceu, como uma forma de tornar os rostos mais simétricos, dando ênfase nas linhas naturais e deixando o paciente com uma feição que o agrada mais. Contudo, o número de pessoas insatisfeitas com os resultados também tem aumentado, e até quem esteja desfazendo o procedimento, como o caso da influencer Gkay que recentemente voltou a diminuir os lábios.

De acordo com o Dr. Daniel Machado, especialista com 20 anos de experiência em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial e Harmonização Orofacial, o maior perigo dos procedimentos estéticos é não reconhecer o limite do próprio corpo. O especialista contou que o profissional tem a obrigação de sempre alertar o paciente e, se necessário, recusar algumas intervenções.

“A harmonização facial, como o próprio nome diz, tem intuito de harmonizar, não de transformar. Fazemos uma consulta inicial na intenção de analisar o rosto de cada paciente individualmente para planejar e executar os procedimentos de forma pensada para cada pessoa. O limite deve ser respeitado conforme a real necessidade”.

A boa notícia e que é possível reverter um procedimento malsucedido: “a grande vantagem do ácido Hialurônico é que ele possui um ‘antídoto’ chamado Hialuronidase. Se o paciente não se identificar com os resultados, podemos reverter o excesso em algumas sessões para que tudo volte a ser como era”, afirma o profissional.

O especialista elenca alguns cuidados que os pacientes precisam ter antes e depois do procedimento. Veja a seguir.

  • Antes do procedimento, é indicado que o paciente tenha uma alimentação mais leve.

 

  • Depois da aplicação, é necessário usar protetor solar. Em alguns casos, medicações também são indicadas.

 

  • O paciente também deve evitar fazer atividades físicas no dia do procedimento.

 

  • Dor forte e inchaço excessivo não são normais. No entanto, hematomas podem ficar na pele de cinco a seis dias.

 

Além disso, Dr. Daniel ainda ressalta as possíveis complicações, já que o rosto possui muitos nervos e artérias. Entre as possíveis complicações, estão:

 

  • Caso a aplicação seja feita de forma incorreta e atingir um vaso sanguíneo, o paciente pode ter necrose e até cegueira.

 

  • O uso de produtos não aprovados pela Anvisa no procedimento também pode gerar riscos, o que reforça a importância de contratar um profissional credenciado.

 

  • Os riscos de problemas no procedimento podem aumentar caso o profissional use muitas ampolas dos produtos em um mesmo dia.