Mynd lança websérie Potências! sobre inserção de profissionais pretos no mercado de trabalho

Back

Mynd lança websérie Potências! sobre inserção de profissionais pretos no mercado de trabalho

O projeto, que será lançado em 3 de abril, discute o impacto da diversidade no faturamento das empresas e o compromisso social com a diversidade

 A Mynd, maior agência de marketing de influência e entretenimento do país, lançará no dia 3 de abril a websérie Potências!, que discute os desafios das pessoas pretas no mercado de trabalho e aponta crescimento no faturamento das empresas que investem na diversidade. Ao todo, serão três episódios, com os temas: “Por que contratar pessoas pretas? O desafio da igualdade”, “A realidade da mulher preta no mercado de trabalho” e “Pretos no topo: é um bom negócio?”, veiculados no Instagram e YouTube da Mynd.

Idealizada por Judeilton Reis, Head de Social Media da agência, e dirigida por Kíria Meurer, Diretora de Projetos Especiais, a websérie discute, principalmente, as melhores práticas de contratação e os processos internos para potencializar o desemprenho do profissional preto. Além de contratar, é importante acolher, incentivar o desenvolvimento e levar em conta os gatilhos que esse funcionário traz de possíveis vivências, muitas vezes preconceituosas. “É uma questão social, já que 64% dos desempregados do Brasil são pretos, mas não é só isso: as empresas precisam entender que também lucram com a diversidade. Já é comprovado que em organizações plurais, o faturamento cresce até 30%. Essas empresas também atendem melhor seus clientes e minimizam os erros e as crises que podem vir a surgir”, afirma Judeilton.

A apresentação é de Julio Beltrão, Diretor Artístico da Mynd e idealizador do projeto Potências!, anunciado no início do ano e que contará ao longo de 2023 com uma escola para influenciadores, banco de talentos, consultoria e plataforma de conteúdo, destinados à negritude.

Temos que manter este tema em pauta durante todo o ano. A Mynd é uma empresa que coloca em prática essa premissa da diversidade com mais de 50% de funcionários pretos e, portanto, tem autoridade moral para dividir as suas experiências com o mercado”, conta Kiria.

 

Episódio 01

A websérie Potências! traz no primeiro episódio Fátima Pissarra, CEO da Mynd, e Valéria Nunes, Diretora de Gente & Gestão, em um debate sobre o tema “Por que contratar pessoas pretas? O desafio da igualdade”. Fátima fala sobre a decisão de ter mais de 50% de funcionários pretos na empresa e como isso reflete em uma entrega muito mais plural e conectada com as necessidades do mercado, e Valéria pontua a importância da educação antirracista e de ações pós contratação, para integrar a pessoa à equipe e desenvolver seus potenciais.

Quando decidi ter 50% de profissionais pretos na Mynd, a ideia era ter uma empresa que representasse o Brasil para poder analisar melhor as campanhas publicitárias, já que 56% da população do país é preta. Até equiparar, eu só contratava pessoas pretas, e o melhor método que estabeleci para alcançar esse número foi contratar por skills e não só pelo currículo”, explica Fátima.

 

Episódio 02

No segundo episódio, Dayane Carvalho, Diretora de Inovação, e Ana Fontes, Presidente da Rede Mulher Empreendedora, falam sobre a mulher preta no mercado de trabalho, as conquistas e os desafios que ainda são gigantes. O episódio traz dados como o fato de mulheres brancas ganharem 70% a mais do que mulheres pretas. Segundo Ana, é preciso investir na base educacional dessa parcela da população através de cursos, capacitação, aceleração e mentoria. Day ressalta que é necessário preparar não só o funcionário, como também o empregador para que haja uma mudança na cultura.

 

Episódio 03

O terceiro e último episódio traz Judeilton Reis, Head de Social Media, e Felippe Guerra, Head de Projetos Audiovisuais, para debaterem sobre o tema “Pretos no topo: é um bom negócio?”, mostrando que trazer diversidade para as equipes gera ideias inovadoras e impulsiona o faturamento. “É uma questão social, já que 64% dos desempregados do Brasil são pretos, mas não é só isso: as empresas precisam entender que também lucram com a diversidade. Já é comprovado que em organizações plurais, o faturamento cresce até 30%. Essas empresas também atendem melhor seus clientes e minimizam os erros e as crises que podem vir a surgir”, afirma Judeilton.

 

Ficha técnica:

CEO – Fátima Pissarra

COO – Carlos Scappini

Direção – Kiria Meurer

Concepção – Judeilton Reis

Fotografia – Laura Candelária e Pedro

Edição – Lethicia Lopes e Rafael Silva

Trilha e arte – Lethicia Lopes