Cleo libera redes sociais para ocupação de ativistas negros

Back

Cleo libera redes sociais para ocupação de ativistas negros

Durante um mês, a artista irá ceder sua conta no Twitter para promover debates sobre racismo e temas afins 

 

Conhecida por sua irreverência, a artista Cleo costuma dizer o que pensa sem se importar com julgamentos de terceiros. Porém, nestes meses de junho e julho, a atriz resolveu ceder sua plataforma nas redes sociais para ampliar o alcance das vozes de quem tanto precisa e nem sempre tem a oportunidade.

Desde a semana passada, Cleo decidiu promover em sua conta oficial do Twitter um mês de engajamento com ativistas negros, através de uma ocupação diária, com um ativista diferente assumindo as atividades do perfil da rede social a cada dia para gerar debates e trazer informações relevantes sobre o tema.

A ação teve início na sexta-feira, dia 26 e, a convite da atriz, contará com personalidades como o autor e babalorixá, Rodney Williams, a médica anestesista e campeã do BBB20, Thelma de Assis, além do coletivo Alma Preta Jornalismo e a artista Zezé Motta.

No entanto, a partir de julho, o Twitter de Cleo terá apenas uma voz por trás do movimento. Durante todo o mês, quem assume a rede será a escritora, filósofa e acadêmica, Djamila Ribeiro. É a primeira vez de Djamila na plataforma e a ativista irá trazer diversos conteúdos como práticas antirracistas e projetos de pessoas engajadas por um país mais justo.

Ações baseadas em ocupação do movimento negro por meio das plataformas de ativistas brancos nas redes sociais tem sido cada vez mais frequente. Recentemente, a cantora Luísa Sonza cedeu seu Instagram para MC Soffia durante uma semana. Outra artista que também se engajou nas ações foi Giovanna Lancellotti, que abriu suas redes sociais por dois dias para o movimento #VozesNegrasImportam.