Felipe Castanhari fala sobre sucesso e bastidores de “Mundo Mistério”

Back

Felipe Castanhari fala sobre sucesso e bastidores de “Mundo Mistério”

Após estrear série na Netflix, apresentador já projeta novos episódios e retoma seu canal no YouTube

 

O apresentador e youtuber Felipe Castanhari estreou recentemente sua primeira série na plataforma de conteúdo on demand Netflix, intitulada Mundo Mistério. Abordando temas como o mistério do Triângulo das Bermudas, passando pela história da Peste Negra, até os desdobramentos científicos que explicam ser possível viajar no tempo, Felipe deu um tempo em seu canal oficial no YouTube, o Canal Nostalgia, para levar às pessoas temas interessantes (e muitas vezes) de uma forma descontraída e didática para todos os públicos.

“A emoção de você passar uma história é muito grande. Durante o processo, lembrei do meu primeiro vídeo no YouTube, de 2011, de todas as noites que já virei, roteiros que fiz e vídeos que editei. Tudo me levou àquele momento, na minha sala ouvindo o ‘Tudum!’ antes da minha série começar. Foi bem emocionante”, revela Felipe Castanhari, em recente entrevista ao IGN Brasil.

Felipe contou ainda que passou dois anos assistindo a todos os episódios de Mundo Mistério antes da estreia. “Vi cada episódio mais de mil vezes, o que é normal. Atuei como diretor, editor e roteirista”.

Em entrevista recente ao Podcast do Flow, o apresentador contou sobre detalhes de bastidores da nova série, como as inspirações, referências, dificuldades no processo de criação, além de revelar que a origem da ideia inicial para o projeto. Segundo ele, a conversa com a Netflix teve início em um desenho animado que o apresentador estava produzindo. “Eles gostaram tanto, que me perguntaram se eu tinha algo mais em mente. Foi quando falei do Nostalgia Ciência, projeto com animação no YouTube. Levamos ele para a Netflix como uma evolução.”

Tem de tudo para todos

O sucesso de Felipe vem se firmando de forma cada vez mais sólida e abrangente. Hoje, o Canal Nostalgia no YouTube possui hoje mais de 13 milhões de inscritos e quase 1,2 bilhão (!) de visualizações nos vídeos. Agora, ao conquistar seu espaço na Netflix, Castanhari passa a alcançar um público maior e mais diversificado, se consolidando como um grande influenciador universal do conhecimento. E o seu objetivo é justamente falar com o máximo de pessoas possível, e dos mais variados perfis.

“Sempre tentei pensar em não ter um público-alvo, mas sim falar para o máximo de pessoas possível. Entendo que os personagens em Mundo Mistério apelam mais para a molecada, mas o objetivo também é que a série inspire muitos jovens que vão começar a enxergar, talvez, a ciência de outra forma. A ideia é explicar de uma forma que qualquer pessoa possa entender, independente do nível de escolaridade ou formação acadêmica”, conta Castanhari.

E mesmo após receber algumas críticas por tratar de assuntos relacionados à ciência ou história, sem ter formação acadêmica nessas matérias, ele rebate: “Sou e sempre fui apresentador. Nunca falei que era outra coisa. Sou um comunicador e é nisso que sou bom. Além disso, sou diretor. Consigo visualizar a produção de uma forma diferente, organizar os blocos, o formato e tudo o que tem relação com a parte audiovisual da série — disso eu entendo. Para as outras partes, como pesquisa, parte de conteúdo, preciso muito dos profissionais que trabalham comigo no YouTube e na Netflix. Sem eles, não consigo fazer nada”.

Indo além, ele argumenta que além de não focar nos comentários negativos, sempre buscou trazer para as suas produções especialistas que embasem todo o conhecimento passado. “As críticas vêm de um pequeno grupo, nem vale muito a pena entrar no debate de que preciso ser historiador ou cientista para abordar algum tema no YouTube ou na minha série, que conta com historiadores, cientistas e pessoas essenciais para o desenvolvimento do projeto”.

Apenas o início?

A série Mundo Mistério tem tido ótimos resultados, deixando Felipe Castanhari muito animando. A segunda temporada ainda não foi confirmada pela Netflix mas, se depender do desejo do apresentador, a série documental ganhará novos episódios.

“Eu gostaria. Tenho muita vontade de produzir uma segunda temporada. Mas, infelizmente, não diz respeito só a mim. A série está indo super bem. Ficamos mais de uma semana no TOP 10 de séries mais assistidas da Netflix, mas ainda não ouvimos nada da plataforma sobre uma segunda temporada”, afirma.

Questionado sobre quais novos mistérios gostaria de abordar em uma possível continuação, o youtuber sugere um único episódio sobre o cérebro humano, outro sobre deepfake e um sobre exploração espacial. “Tem tanto tema legal para desbravar ainda!”.

Enquanto não acontece o convite para a ‘parte dois’ no Netflix, Felipe retoma seus trabalhos em seu canal no YouTube. Em seu mais recente vídeo, lançado no início de setembro, Castanhari aborda a incrível história do físico teórico Stephen Hawking. A produção já é um sucesso e, em menos de duas semanas, já bateu a casa de 1 milhão e  700 mil visualizações – números impressionantes na plataforma considerando ser um documentário de mais de uma hora. Outro vídeo documentário recente, também com longa duração, a produção Onde estão todos os Alienígenas? ultrapassou impressionantes 3 milhões de visualizações e pouco mais de um mês.

Confira o último lançamento de Felipe Castanhari no YouTube: