Babu Santana participa de live consciente e fala sobre racismo, importância do diálogo e lutas contra o preconceito

Back

Babu Santana participa de live consciente e fala sobre racismo e importância do diálogo

Ator abordou também a sua participação no BBB 2020, a questão do cancelamento e muito mais

 

Babu Santana teve um sucesso meteórico tornou-se um fenômeno nas redes sociais, após sua positiva passagem pela última edição do Big Brother Brasil em 2020. Ele pode não ter ganho a o programa, sendo eliminado em quarto lugar, mas sua participação ganhou os corações de milhões de brasileiros, devido ao seu carisma e personalidade.

Recuperado de uma internação por complicações da diabetes recém-descoberta, o ator tem se mostrado bastante ativo durante a quartena. Após lançar a música Morrão, ao lado do beatmaker Papatinho e do rapper L7NNON, o ator tem participado de lives e entrevistas abordando diversos assuntos que vão desde carreira, até temas mais delicados como a preocupação pela condição dos negros, que se tornaram mais vulneráveis após a pandemia de Covid-19 se espalhar pelo Brasil.

Recentemente, em entrevista em formato de live ao El País, Babu bateu um papo consciente e descontraído sobre diferentes temas. Em um dos momentos, o ator disse estar assustado com uma nova moda que vem tomando conta do universo vitual hoje em dia: o cancelamento virtual ― quando grupos de pessoas se unem para criticar (e cancelar) alguém de quem discordam.

“Não devemos cancelar as pessoas, devemos educar. Essa política de cancelamento eu estou descobrindo isso agora. O que é isso? São pessoas que se juntam e se aproveitam que não estão perto de você e começam a te detonar”, critica.

Falando sobre sua participação no BBB, programa que já soma 18 anos de existência, Babu comentou o que gosta no modelo do reality, além de acreditar que a repercussão gerada se tornou um novo divisor de águas em sua carreira.

“Eu sempre admirei o Big Brother pelo lado psicológico do jogo, pela questão de registrar o ser humano, as máscaras sociais que a gente usa e que quando são retiradas levam a nossa cabeça ao extremo do stress. E tudo isso de uma forma leve, numa casa linda com piscina, cerveja de graça (rs). Então é uma coisa que parece tão gostosa, mas ao mesmo tempo se torna desafiadora, muito também por conta do ócio e do isolamento”, disse o ator.

Ao longo de sua trajetória, Babu enxerga uma uma discrepância em relação ao reconhecimento de conquistas (e do próprio mérito) em relação a pessoas negras e brancas. Dentro do reality show, portanto, ele encontrou uma forma de abordar e levantar essa questão do preconceito racial de uma forma sutil. Para tal, o artista sempre que podia buscava questionar outros brothers quanto a diferença de tratamento.

“Quando eu faço eles se questionarem, faço muitas pessoas se questionarem também. Uma coisa que eu também prego é que eu não posso colocar a pessoa na cruz e crucificar ela. Eu posso muito bem fazer com que ela chegue a uma conclusão e que a gente possa conviver em paz sem diferenças”, contou.

Diálogo ao invés de cancelamento. É como o ator e cantor percebe que devemos agir para buscar solucionar de uma vez por todas o problema do racismo, que diz já ter melhorado apesar ainda faltar muito para o ideal de igualdade.

Confira, além destes trechos, a entrevista na íntegra de Babu Santana com o El País TV abaixo: